sexta-feira, 30 de julho de 2010

Poesia em sala

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista ELIANE RODRIGUES CHAVES CASTRO
Nome da Escola: CED POMPILIO MARQUES DE SOUZA Local: PLANALTINA-DF
Série: 5ª Número de alunos: 230
Professores envolvidos: ELIANE CASTRO – PORTUGUÊS
MARCOS - ARTES


2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
O projeto de aprendizagem nasceu da iniciativa da professora de português, visando minimizar o alto índice de alunos que não estavam motivados para a leitura e a escrita. Portanto, a necessidade de amenizar os problemas de aprendizagem dos alunos nessa escola, viabilizou a implementação de ações positivas que poderão desencadear resultados significativos na vida dos alunos, dos professores e da comunidade escolar em geral.
O que justificou a opção por empreender este projeto foi o fato de que ao iniciar minha experiência nesta escola deparei com situações desafiadoras no campo da aprendizagem discente, principalmente, quanto ao processo de aquisição da leitura e da escrita pelas crianças.
Este fato é reflexo de uma série de fatores, a exemplo, da falta de motivação dos alunos para aprender os conteúdos escolares, tendo entre muitas às seguintes causas: pais pouco esclarecidos e em sua maioria não alfabetizados na escola formal e a situação sócio-econômica desfavorável de grande parte dos moradores da comunidade. Portanto, reafirmamos que essa situação desencadeou como conseqüência, crianças com pouca e às vezes nenhum contado com o sistema de escrita em casa. Dessa forma, essa realidade, somada a outras situações desafiadoras, só agravavam mais o problema da desmotivação dos referidos alunos em relação aos estudos.



3. Justificativa
A linguagem poética proporciona ao aluno a expressão dos seus sentimentos. Sendo assim, é uma estrutura literária que deve ser valorizada no trabalho. Este projeto objetiva torná-los autores de um livro que deverá ser apresentado na dimensão concreta e através da linguagem virtual, tão próxima do tempo em que vive.
Os poemas servem para emocionar, divertir, fazer pensar por meio das mais belas palavras. Ao apresentarmos este texto para nossos alunos estamos tanto despertando o sentimento pelo belo, como contribuindo com novas referências de comunicação oral.
O ritmo dado à “sonoridade das palavras e às pausas para dar musicalidade ao poema”, e às vezes as rimas presentes em alguns poemas, deixam as crianças literalmente encantadas e dispostas a reproduzir oralmente estes textos, e muitas vezes, se o professor lhes der oportunidades, a criar outros a partir das referências apresentadas.


4. Objetivo (s)
Conhecer a estrutura literária de uma poesia.
Utilizar a escrita como forma de expressão, respeitando as regras ortográficas.
Desenvolver a sensibilidade para a arte de escrever.
Utilizar o espaço da Internet para compartilhar idéias e produções.
Criar textos poéticos a partir de um contexto.
Criar um Livro Virtual de Poesias com alunos de outras turmas.


5. Conteúdos
Gêneros textuais
Principais autores
Períodos literários
Rima
Métrica
Poemas brasileiros
Poemas portugueses


6. Disciplinas envolvidas
PORTUGUÊS – ARTES

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
 Trazer para a sala de informática um livro de poesias.
 Ler algumas para os alunos, analisando que tipo de estrutura está sendo utilizada nas frases. Quais as características que são marcantes? Há rimas? Como podemos identificá-las?
 Brincar de fazer rimas no computador usando palavras e desenhos.
Pesquisar quais as poesias que os pais e avós lembram-se da época de crianças.
 Fazer em sala uma roda de poesias.
 Escrever no blog e postar poemas próprios e de autores famosos
 Montar um mural com as poesias.
 Acessar os sites de escritores famosos, e outros de referência, para que as crianças conheçam suas poesias e expressem suas preferências.
 Montar um mural em sala das poesias que os alunos mais gostaram, destacando o autor, título, assunto e pedir às crianças que façam desenhos das mesmas.
 Propor aos alunos a criação de um livro de poesias. Analisar as partes de um livro: capa (nome do livro), índice (temas escolhidos pelas crianças), texto de agradecimentos (construído pelos alunos), foto dos alunos na contracapa, nomes dos autores e a escola à qual pertencem.
 Os temas deverão ser escolhidos através de votação, que deverá acontecer no Laboratório de Informática. As crianças de todas as turmas trabalharão em duplas. Inicialmente, deverão optar por cinco temas para as poesias. Depois das eleições realizadas em cada escola, a etapa final da escolha deverá acontecer através de e-mail, de forma que fiquem apenas seis temas.
 Escolhidos os temas, iniciar a escrita das poesias e a sua ilustração.
 A partir dos temas escolhidos, serão selecionados sites de acordo com as temáticas, objetivando ampliar o vocabulário e o universo de possibilidades para a elaboração das poesias. Quando não forem encontrados sites sobre algum tema, utilizar a literatura infantil ou a própria poesia para exemplificar.

Cronograma
 Primeira semana
Introdução, atividades 1 e 2
 Segunda semana
Atividades 3 e 4
 Terceira semana
Atividades 5 e 6
 Quarta semana
Atividades 7 e 8
 Quinta semana
Atividade 9
 Sexta e sétima semanas
Criação de todas as poesias e organização


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Laboratório de Informática
Livros de poesias
Papéis para a impressão das poesias
Encadernação dos livros
Data show
Revistas

9. Registro do processo
O registro será em um primeiro instante feito na agenda criada no blog, pelo professor, nos encontros seguintes, esse registro será feito pelos alunos, individualmente e em grupo.
Cada aluno deverá montar sua própria agenda, essa escrita, que será posteriormente analisada pelo regente.

10. Avaliação e Resultados esperados
 Produção de texto - Por meio dos textos que os alunos irão produzir, você avaliará o que compreenderam do que foi estudado e se os seus objetivos de aprendizagem foram atingidos. Ensine que nenhum texto nasce pronto. Para ficar bom, é preciso escrevê-lo e reescrevê-lo muitas vezes, como fazem os bons escritores.
Diga à classe que cada um planeje o que vai escrever, faça rascunho, revise e finalmente passe a limpo seu poema. Reúna as produções dos alunos e exponha-as num mural.
 O fazer poético - Solicite que escrevam um texto expositivo em que explique o que é o fazer poético. Esse texto deve ser em prosa. Avise que os textos que escreveram serão avaliados por outros colegas. O leitor é que dirá se entendeu a explicação dada no texto lido por ele. Será considerado bom o texto que conseguiu dar uma explicação satisfatória para o leitor de outra série.
 Imite o poeta - Peça que produzam um poema em que falem o que é o fazer poético. Esse texto deve ser em versos, distribuídos em estrofes, com rima. Enfatize que poesia é invenção.
 Farão do blog seu caderno de cabeceira, esse será seu lugar de registro, de dúvidas e também sugestões.
 Terão que apresentar ao final o caderno de anotações, esse individual.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
• Criação de um blog literário
• Montagem de livro coletivo
• Cartazes
• Mural
• Varal de poemas
• Folders
• Sarau de Poesias


12. Referências Bibliográficas
http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/index.asp
http://letras.terra.com.br/renato-russo/
http://www.paralerepensar.com.br/coracoralina.htm
http://carlosdrummonddeandrade.com.br/
http://www.revista.agulha.nom.br/pessoa.html